Preços de Verão! Descontos até 40% em Sofás, Móveis, Mesas, Cadeiras, Roupeiros, Decoração e muito mais.

Pequenas ideias para salas de estar - Como decorar melhor e aproveitar o seu espaço

Escrito em 27 de maio de 2022

Pequenas ideias para salas de estar - Como decorar melhor e aproveitar o seu espaço

Nem todos possuem uma sala de estar grande e espaçosa, e mesmo que a tenham, pode ser um desafio decorar bem. No entanto, a maioria dos habitantes urbanos conhece e adora o desafio de trabalhar com um espaço de sala pequeno e compacto demasiado bem.

Independentemente da disponibilidade de espaço com que tenha de trabalhar, pode transformar a sua sala de estar num local elegantemente ideal para relaxar, entreter os hóspedes e fazer as coisas de que mais gosta. Especialmente com este sortido de pequenas ideias de sala de estar, como sugerido pelos designers de interiores da Mi Kasa Su Kasa.

 

 

Assim, se precisar de inspiração para tornar a sua pequena sala tão reconfortante, elegante e convidativa quanto possível, explore aqui as melhores ideias de pequenas salas de estar para o ajudar a personalizar e maximizar uma das suas casas mais usadas e vistas - a sua sala de estar.

 

Espelhos

 

A chave para tirar o máximo partido de uma pequena sala de estar ao mesmo tempo que a faz parecer maior é muito mais fácil do que se pensa. De facto, na maioria das casas, basta apenas alguns espelhos elegantes e acessíveis que aumentem o espaço com a luz a reflectir à sua volta.

 

 

E os espelhos também são fáceis de obter, e requerem pouca ou nenhuma instalação se os encostarmos a uma parede num ângulo para criar ainda mais profundidade necessária.

 

Aderir À Simetria

 

Em espaços pequenos a simetria também deve ser considerada chave, uma vez que uma disposição ponderada emprestará a harmonia visual abreviada do espaço, fazendo com que tudo pareça bem julgado.

 

 

Pense até nos números e menos nos complementos aleatórios ao tentar fazer com que uma pequena sala de estar se sinta bem decorada e deliberada.

 

Mesas De Vidro

 

As mesas de vidro são óptimas para evitar bloquear o espaço no chão e manterá a sua pequena sala de estar a sentir-se maior, ao mesmo tempo que proporciona muito espaço à superfície para trabalhar.

 

 

De facto, quando se trata de mobilar uma pequena sala de estar, quanto mais leve for o aspeto das peças que traz para dentro, melhor.

 

Estilos De Design Em Camadas

 

Mantenha os olhos em movimento com uma intrigante justaposição de estilos de design para um estilo rico e transitório. Pense em misturar e combinar, mas tenha a certeza de que tudo partilha de uma distinta uniformidade para unir tudo.

 

 

Isto pode ser através de tecidos, cores, padrões, materiais, e praticamente tudo o que vai unir tudo para evitar uma sensação aleatória.

 

Divertido

 

 

Só porque tem uma pequena sala de estar para trabalhar não significa que não deva ter um sentido de jogo. Traga, portanto, achados únicos que estejam cheios de personalidade, sagacidade e carácter.

 

Prateleiras Ajudam

 

 

Utilize o espaço vertical desperdiçado a seu favor e tenha prateleiras flutuantes finas instaladas ou traga uma estante para guardar e exibir livros, artigos decorativos e colecionáveis acarinhados.

 

Interior Branco Sobre Branco

 

 

Deve ser evidente que um esquema de cores branco sobre branco ou neutro e tonal é melhor para maximizar um pequeno espaço de sala de estar. Ao emparelhar todas as suas paredes brancas com o bege e outros móveis calmantes de cor neutra, irá instantaneamente iluminar um espaço pequeno enquanto o faz parecer maior.

Contudo, deve evitar usar mais do que um punhado de cores pálidas de uma só vez, pois não quer que o olho fique aborrecido. E pior ainda, visto que, se trabalha com uma pequena sala de estar, eles tendem a parecer mais confusos e sujos e todo o branco só funcionará para realçar quaisquer imperfeições.

Por isso, certifique-se de que injeta estalos de cor e padrão na sua sala de estar, mesmo na mais pequena das doses.

 

Escolha Sabiamente O Seu Sofá

 

 

Os sofás grandes, por muito confortáveis que sejam, podem ocupar quase todo o espaço que tem para trabalhar na sua sala de estar. Por conseguinte, é vital optar por sofás menos invasivos.

Este é um dos erros mais cruciais que os proprietários cometem quando consideram as melhores ideias de pequenas salas de estar. Essencialmente, se precisar de ideias sobre a melhor forma de decorar a sua sala de estar com pouco espaço, evite os sofás grandes.

Em vez disso, opte por um sofá de 1,5 lugares suficientemente grandes para que um casal de adultos se sente confortavelmente. Um ou dois destes é suficiente para uma sala de estar ideal, embora isto dependa do espaço disponível.

Ou pode renunciar completamente a um sofá e, em vez disso, optar por um sofá fino ou mesmo um banco, para evitar trazer objetos visualmente pesados como sofás volumosos.

 

Trazer Móveis Fáceis De Transportar

 

 

Uma das piores coisas que poderia fazer enquanto decorava a sua pequena sala de estar é acrescentar muita mobília até não haver espaço para pisar nela. Procure um pequeno sofá em escala e mobiliário pequeno.

Mas se ainda sentir a necessidade de mais mobília, utilize peças que possa mover facilmente, como bancos e mesas de nidificação.

Ao fazê-lo, será capaz de criar mais espaço no chão quando necessário, assegurando ao mesmo tempo que tem lugares e superfícies suficientes para todos na sua pequena sala de estar.

 

Cortinas Compridas

 

 

As janelas da sua sala devem receber a mesma atenção, quer estejam vestidas com cortinas ou não. As pequenas ideias de design de salas de estar exigem hacks e truques eficazes para as fazer parecer maiores, ao mesmo tempo que o ajudam a aproveitar ao máximo o espaço da sua sala de estar.

Aproveite os tetos altos se os tiver, claro, mas se não enganar o olho para pensar que são muito mais altos do que realmente são com cortinas dramáticas do chão ao teto.

Trabalharão para criar uma vasta ilusão de espaço à medida que atraem o olho para cima. E ficam sempre com cortinas brancas ou cortinas simples para realçar um influxo de luz natural, uma vez que os espaços mais brilhantes também parecem sempre maiores.

 

Considerar Mobiliário Polivalente

 

 

Se estiver à caça das melhores ideias para a sala de estar pequena 2019, deve considerar o mobiliário polivalente como uma necessidade absoluta para trazer. Há dezenas de mesas de café elegantes que se vangloriam de arrumação por baixo enquanto a parte superior pode ser usada como superfície para comer e trabalhar em conjunto.

Pense em peças que desempenham mais do que apenas uma função, mesmo quando se trata de extras decorativos.

Isto, por sua vez, irá ajudá-lo a fazer o melhor uso da sua pequena disposição de sala de estar, minimizando ao mesmo tempo, a quantidade de coisas que precisa de trazer para dentro.

Pense num sofá com um espaço para armazenamento debaixo dele, mesas que são convertíveis, e otomanos que podem ser usados para sentar, armazenar, e como uma superfície extra. Este tipo de mobiliário não só fará a sua sala de estar parecer menos cheia, como também a fará parecer maior.

 

Tirar O Foco Da Porta

 

  

Pergunte a qualquer designer de interiores sobre ideias inteligentes para pequenas salas de estar, e eles dir-lhe-ão instantaneamente para trabalhar à volta de portas e entradas em vez de decorar de acordo com elas.

Pode ser complicado desenhar a sala dos seus sonhos quando está a poucos passos da sua porta, mas não chame a atenção para a sua porta da frente.

Use padrões de assentos cuidadosamente dispostos, tais como uma secção em forma de L, ou qualquer outro arranjo de sofá que pareça suficientemente único para chamar a atenção ao mesmo tempo que mantém o foco na decoração, não na porta.

E se tiver um orçamento para trabalhar, porque não ter portas de bolso inteligentes instaladas para não ocuparem espaço valioso no chão.

 

Trabalhe Com Paredes

 

 

A procura de ideias de design de pequenas salas de estar pode ser um desafio, especialmente se o espaço ou layout da sua sala de estar tiver uma forma estranha e for difícil de trabalhar. Em vez de pensar no espaço como uma carência, tenha em mente que nenhum espaço é totalmente impossível de decorar.

Considere, em vez disso, qualquer ponto de aspeto estranho na sua sala de estar como uma marca distintiva, e transforme-os num ponto focal marcante.

Se estiver confuso quanto ao local onde colocar o seu sofá numa sala de estar de forma vertical, considere colocá-lo no ângulo que está diretamente adjacente à porta. E se tiver mais do que um sofá, use-os para criar uma área de conversação em forma de L ou coloque-os simetricamente um em frente ao outro.

Dito isto, se não funcionarem bem juntos na sua pequena sala de estar, considere largar um porque, afinal de contas, não há claramente espaço para ele ou justificação para o manter só porque sim.

 

Acrescentar Elegância Na Sua Sala De Estar

 

 

Se o seu espaço na sala é pequeno, não o deixe sair como clínico e frio, ou pior ainda, como um quarto de dormir. As ideias modernas de sala de estar pequena requerem facilidade e praticidade, com certeza, mas isso não significa que se deva renunciar à elegância quotidiana por completo.

Torne-se criativo, pois cada elemento deve ter um sentido de sofisticação, como uma útil prateleira-desk presa a uma parede com armazenamento incorporado em vez de uma mesa de café, pois pode servir como superfície para trabalhar também.

Escolha artigos de decoração e peças de mobiliário que evocam um espírito único para manter a sua pequena sala de estar única e inesquecível. E faça camadas de distância para uma sensação rica, mas reconfortante.

 

Não Se Esqueça Das Plantas

 

 

As suas pequenas ideias de design de salas de estar não devem ser desprovidas de plantas energizantes dispostas esporadicamente na sua sala de estar. Decorar o espaço da sua sala de estar com plantas é uma forma excelente e barata de acrescentar instantaneamente cor e textura à mesma.

Se não for abençoado com um polegar verde, considere fácil de cuidar de plantas que requerem poucos cuidados ou luz enquanto ainda trabalham para purificar o ar na sua pequena sala de estar regularmente.

Mas se isso ainda parecer um estiramento, traga a beleza do ar livre com arte e fabricos impressos que apresentam um aspecto botânico deliciosamente marcante.

 

Transformar O Seu Espaço Enfadonho

 

 

A maioria das salas de estar em forma de caixa carecem de beleza e forma arquitectónicas, uma vez que são mais simples. Se estiver a pensar nas melhores formas de acrescentar diariamente elegância e estilo num espaço pequeno, considere os elementos arquitectónicos que pode trazer de forma acessível.

Moldagem dramática, painéis pré-cortados, e até mesmo shiplap podem contribuir para as ideias tradicionais de pequenas salas de estar de 2022 que nunca sairão de moda. Desta forma, poderá refinar e redefinir a sua pequena sala de estar por si próprio, sem quebrar o banco ou passar por uma grande renovação.

As paredes são óptimas para acrescentar toques arquitectónicos, pois duplicarão como âncora visual numa pequena sala de estar. Vão ajudá-lo a criar um aspecto polido em qualquer parede que não tenha características de design. Pode também pintar novas molduras em cores dramáticas, como um preto brilhante inspirado na Arte-Deco-inspirado.

Tudo o que precisará para a sua transformação de parede branca é uma moldagem ou painéis pré-cortados baratos, tinta, fita adesiva, e cola ou pregos adesivos.

 

Faixas Verticais Para Levantar Um Tecto Baixo

 

 

Tem um tecto baixo? Não há problema. Isso deveria ser esperado de qualquer forma de uma pequena sala de estar. Mas não deve permitir que a altura do seu tecto lhe ceda o estilo ou torne a sua sala de estar menos desenhada.

Para alargar um espaço, traga faixas verticais e horizontais nas suas paredes ou num tapete.

As paredes listradas enganarão o olho, fazendo-o pensar que o tecto da sua sala é mais alto do que realmente é, e um tapete gráfico listrado fará a sua pequena sala parecer mais longa.

 

Tire O Máximo Partido Da Iluminação

 

 

A sua pequena disposição da sala não deve ser desprovida de iluminação suficiente, mesmo que tenha apenas uma janela.

Procure uma luz suspensa pendente instalada para fazer uma declaração de definição da sala enquanto ilumina a sua pequena sala de estar. Isto assegurará que a sala esteja devidamente iluminada, especialmente se o seu espaço tiver pouca luz.

Deve também colocar unidades de iluminação para criar um brilho quente e acolhedor através de arandelas, candeeiros de mesa e de chão, e velas. E certifique-se de que não bloqueia as suas janelas com mobiliário volumoso, de modo a obter o máximo de luz do dia possível.

Decorar um pequeno espaço de sala de estar não é uma tarefa fácil, uma vez que poderá não saber por onde começar. Escolher um estilo de sofá e a colocação de mobiliário também pode ser confuso, pois pode encher o seu pequeno espaço e deixá-lo com pouco ou nenhum espaço extra para trabalhar.

Esperamos que as pequenas ideias de sala de estar aqui destacadas o ajudem a fazer o melhor uso das ideias inteligentes para salas de estar com espaço apertado.

 

NEWSLETTER

Receba semanalmente dicas de decoração e promoções exclusivas!

Subscrever

 


×