Desconto até 40% em Sofás, Móveis, Mesas, Cadeiras, Roupeiros, Decoração e muito mais.

Dicas para Descobrir o seu Estilo de Decoração de Interiores em 2022

Escrito em 30 de junho de 2022

Dicas para Descobrir o seu Estilo de Decoração de Interiores em 2022

Decoração de interiores não precisa ser complicada, mas percebemos que pode não saber por onde começar.

Tendo sido negligenciada durante anos decorar um espaço passava por comprar móveis e acessórios sem um plano ou estilo definido.

Hoje conseguimos facilmente uma combinação de estilo e de personalidade. A televisão, os conselhos dos profissionais, os livros, a Mi Kasa Su Kasa e outros acabam por ir ao encontro das novas tendências e orientar a personalização da sua casa tornando-a única.

O medo de errar e a frustração por não saber como transformar as suas ideias em realidade acabam hoje!

Descubra tudo sobre o como começar um projeto de decoração de interiores.

 

O que é Decoração de Interiores?

 

A decoração de espaços tem vindo a suscitar cada vez mais curiosidade dos nossos clientes.

Decoração de interiores é a arte de harmonizar cores, texturas, mobiliário e acessórios decorativos para refletir o estilo e as preferências de um cliente, seja ele residencial ou comercial. Consiste na criação de um plano e a organização dos espaços tendo como objetivo a composição e a decoração dos ambientes.

Neste processo é fundamental conjugar o conforto, a beleza e a praticidade do espaço, para o seu bem-estar e comodidade de acordo com o seu gosto e estilo. O uso de uma mood board vai ajudar o decorador a definir o caminho para o visual da sua casa.

Uma mood board é um tipo de apresentação visual ou colagem de imagens, texto e amostras de objetos numa composição. Pode ser baseado num tópico definido ou pode ser qualquer material escolhido aleatoriamente.

Exemplo de uma mood board de um Projeto de Decoração de Interiores.

 

 

Porque a Decoração de Interiores é tão importante?

 

A decoração de interiores é importante porque contribui para a qualidade de vida dos utilizadores de um espaço.

Quando a decoração da sua casa é bem conseguida, os seus espaços incluem uma diversidade de materiais, cores, tecidos e elementos decorativos que se harmonizam, criando um espaço onde realmente vai querer viver.

Perceber o seu estilo é como partilhar um pouco de si, para que se sinta em casa e não numa montra de uma loja. Um ambiente bonito, harmónico e funcional é capaz de nos fazer sentir mais felizes, seguros e acolhidos.

 

Decoração de Interiores: Por Onde Começar?

 

O primeiro passo de um projeto de decoração de interiores é descobrir o seu estilo de decoração e a inspiração do projeto de decoração de interiores.

Pense naquela peça de roupa que a faz sentir segura e à confortável ao mesmo tempo, a decoração de um espaço funciona da mesma forma. Quer viver numa casa que traduza a sua personalidade e faça sentir orgulhosa e aconchegada em simultâneo.

Além disso, é preciso determinar um orçamento para saber até onde pode ir, e mediante disso irá fazer as suas escolhas da melhor maneira. Com bom gosto e interesse na matéria, pode até obter uma decoração digna de uma revista com um orçamento baixo.

Se precisar de um profissional contacte a Mi Kasa Su Kasa, podemos ajudar a escolher os elementos que mais se enquadram no seu estilo.

 
Cada pessoa tem o seu próprio estilo!

 

Quando falamos em descobrir o seu estilo de decoração não falamos desses testes que encaixam um estilo pré-definido pelo mercado, tipo; clássico, vintage, contemporâneo, etc. Esses rótulos não têm nenhuma relação com a sua vida real! Revelar o seu estilo único e pessoal é uma jornada de autoconhecimento.

Vai descobrir quais cores, formas, materiais e texturas deixam a sua marca pessoal e encontrar as duas próprias referências de abrigo e aconchego. Qualquer elemento pode ser o ponto de partida, para decorar o seu interior.

A decoração de uma casa é como um puzzle, começa com uma ideia ou um material, e vai evoluindo criando um ambiente à volta, misturando matérias, umas ao lado das outras.

 

 

Porque conhecer o seu estilo de decoração é importante?

 

  • Porque lhe dá segurança para fazer escolhas e tomar decisões.
  • Porque se mantém focada e a salva das tentações da compra por impulso.
  • Porque funciona como um filtro para não errar, assim garante que o resultado final vai sair da forma que imaginou.

No momento de planear a decoração dos seus interiores será mais fácil deixá-la com a marca se souber o seu estilo.

Por vezes, pode não se identificar totalmente com um estilo, mas o conceito dele pode agradar-lhe. Deixamos alguns exemplos:

Decoração Moderna

A valorização por um design atual, com cores neutras. Havendo espaço para a ousadia e vibração de cores e peças mais chamativas.

Um ambiente "clean" que não se confundo com o minimalista. O mobiliário e a decoração têm como destaque peças diferentes e inesperadas.

A iluminação é muito valorizada tendo destaque com pontos de luz indireta e candeeiros arrojados.

Decoração Minimalista

O minimalismo visa manter apenas o necessário na decoração. O espaço minimalista é organizado, limpeza e ausente de poluição visual.

No design minimalista impera a ausência de objetos. Uma palete de cores com tons claros e que remetem à limpeza e ao desapego fazem parte do visual minimalista.

Decoração Vintage ou Retro

Uma forma divertida de juntar o clássico e vintage ao divertido e descontraído. Quem gosta de um ambiente colorido vai adorar esta tendência decoração, que esbanja personalidade.

A decoração vintage é criada com móveis com design mais antigos e até mesmo com peças em segunda mão que podem compor a decoração de toda a sua casa.

A tendência é dar às paredes mais cor e vida como, por exemplo, usando pósteres de filmes ou grupos musicais antigos.

A criatividade aqui não tem fim!

 

Como descubro o meu estilo de decoração de interiores?

 

O seu estilo de decoração está nas suas experiências, nas coisas que ama e que têm significado para si.

Como a viagem dos seus sonhos, o seu vestido favorito, o filme que marcou a sua vida. Para descobrir qual é o estilo de decoração ideal para a sua casa, ter palavras-chave das suas tendências favoritas são é bom começo.

 

 

Passo a passo para descobrir o seu estilo de decoração:

 

Entre numa plataforma de decoração, como o Pinterest, compre livros e revistas que falam sobre o assunto e salve ou recorte as imagens que mais lhe chamam atenção. Aproveite também para seguir designers e arquitetos no Instagram, para tê-los como fonte de inspiração. 

Colecione as referências visuais, pode guardar estes recortes de uma revista numa pasta, criar um painel no Pinterest ou fazer um mood board. Num primeiro momento guarde as imagens que lhe tocaram de alguma forma.

No ponto que tiver colecionado uma boa quantidade de cliques, faça um panorama geral e observe o que tem em comum em cada estilo. Pode ser a paleta de cores, as estruturas arquitetónicas ou os materiais que se repetem entre as fotos.

 

 

Dedique um tempo para entender as suas referências. Depois de algum tempo colecionando imagens, um mês funciona para a maioria das pessoas, esta na hora de se perguntar o que elas têm em comum.

Vai observar que alguns padrões irão surgir. Pode ser uma combinação de cores, uma forma (geométrica, orgânica) ou um material (madeira, metal). Pense em maneiras de traduzir o clima das referências na decoração.

 

 

Por exemplo, crie uma paleta de cores da sua decoração a partir das suas referências. Identifique o material que mais aparece e use num móvel de destaque. Pense nas sensações que as referências transmitem e use acessórios para transmiti-las.

Chegou a hora de tirar a sua inspiração do papel e pensar em maneiras de transformá-las em realidade.

 

NEWSLETTER

Receba semanalmente dicas de decoração e promoções exclusivas!

Subscrever

 


×